Femerj e Acceso PanAm negociam liberação de acesso aos Morros do Leme e o Urubu

Imagem: Guia de Escaladas da Zona Sul e Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro

As escaladas do Morro do Leme e Morro do Urubu, cujo acesso se dá pelas premissas do Centro de Estudos de Pessoal – Forte Duque de Caxias, foram proibidas e já liberadas pelo comando do Forte. São 12 vias de escalada no Morro do Leme e 06 vias no Morro do Urubu. As escaladas eram permitidas até fevereiro, quando houve a troca de Comando do Forte, através de agendamento prévio e apresentação de documento, com assinatura de termo de conhecimento de risco, na recepção do Forte. O novo comandante suspendeu as escaladas pelo fato de pessoas, não autorizadas, invadirem a área militar.

A Femerj, em parceria com o Acceso PanAm, iniciou as conversas com o comando do Forte e participou de uma reunião com o Major Murillo Jr. da Comunicação Social do CEP e Marcelo de Barros Andrade, Gestor do Parque Natural Municipal Paisagem Carioca no dia 10 de maio de 2018. As conversas avançaram e a Femerj enviou o Oficio 2018/37 formalizando a solicitação de uma regulamentação formal que permita novamente os escaladores civis a acessarem e escalarem essas vias.
Em resposta, o Comando do Forte liberou as escaladas seguindo o regulamento abaixo. A Femerj e o Acceso PanAm agradecem o Comando pela flexibilidade e seguem com as conversas para que o regulamento possa ser mais abrangente e condizente com uma escalada em área urbana.
Agradecemos a: Emerson Gaier, Leandro C. Arantes e a todos que apoiaram nos trâmites de negociação.