O Clube Excursionista Carioca sempre foi um clube arrojado, com histórico forte principalmente na escalada em rocha. Sempre contou com membros icônicos na modalidade e conquistas incríveis. Alguns exemplos são as vias “Sombra e Água Fresca” (Irmão Menor do Leblon), “Patrick White” (Irmão Maior do Leblon), “Pico da Foca” (Espírito Santo), “Lagartão” (Pão de Açúcar) e “C-100” (Pedra da Gávea) vias extremamente avançadas para os padrões da época.
Não nos surpreende que, um clube que sempre teve um olhar tão a frente seja o primeiro clube do Brasil a ter uma diretoria 100% feminina.
Se no início do montanhismo as mulheres eram poucas, há não muitas décadas atrás um número bem limitado guiava vias de escalada e vias conquistadas por mulheres nem existiam. Coicidentemente (ou não), as primeiras vias conquistadas inteiramente por mulheres contaram com mulheres do CEC.
Encerrando esse mês de homenagens, saudamos o CEC por mais esse capítulo da história do montanhismo: a primeira diretoria 100% feminina do Brasil.
Deixamos aqui registrado nosso orgulho de caminharmos ao lado de vocês. Desejamos sucesso e seguimos juntas trabalhando pelo montanhismo carioca.
A chapa eleita para a diretoria do Carioca, em 2023, era composta por:
- Ciça Ferreira (Presidencia)
- Paula Caetano (vice-presidencia)
- Renata Costa (diretoria técnica)
- Ana Carolina Souza (vice-diretoria técnica)
- Vanesa Ogliari (tesouraria)
- Laura Tani (secretaria)
- Monique Cirino (diretoria Social)
Para conhecer a história do CEC visite: carioca.org.br