Quer praticar montanhismo?

O montanhismo é uma prática esportiva e de lazer que se caracteriza pela ascensão de montanhas e elevações rochosas, por meio de caminhadas ou escaladas, com diferentes graus de dificuldade e tempo de duração.

O termo “montanhismo” abrange as seguintes atividades e suas práticas derivadas:

  • caminhadas em montanha (de curta e longa distância, podendo incluir pernoites)
  • escalada em rocha (esportiva, tradicional e bouldering)
  • escalada em gelo e neve
  • alta montanha
  • escalada em muros artificiais

Por se tratar de uma atividade que, intrinsecamente, envolve riscos, é muito importante que a iniciação no esporte seja feita de maneira segura. E por ser uma atividade que é praticada em ambiente natural (muitas vezes em unidades de conservação ou áreas particulares) é essencial ter o conhecimento sobre como minimizar o impacto gerado pela prática.

cbm_trad

Uma das funções da FEEMERJ é organizar e difundir a prática do montanhismo de maneira ética e segura. Para isso, trabalhamos conjuntamente com as entidades filiadas para aprimorar o currículo mínimo dos cursos de escalada, caminhada e montanhismo. Todos os cursos básicos de montanhismo oferecidos pelas entidades filiadas à FEEMERJ são homologados.

 

Onde aprender?

Em um dos 10 Clubes ou Centros Excursionistas filiados à FEEMERJ ou com um dos profissionais certificados pela Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ). Clique aqui para ver os contatos dessas entidades.

cbm_aula

 

O que é melhor?

Fazendo um curso em qualquer uma dessas 11 entidades, você estará aprendendo com guias altamente qualificados tecnicamente, capazes de levar vocês à vivenciarem a escalada e o montanhismo de maneira segura e ética. Todas oferecem a opção de cursos de escalada e montanhismo e alguns clubes oferecem, ainda, cursos de caminhada.

Nos Centros ou Clubes Excursionistas, será possível vivenciar o montanhismo em uma maneira bastante tradicional, os mesmos existem há quase 100 anos e contam com sócios que ajudaram a escrever a história do montanhismo brasileiro. É uma experiência bastante social e cultural, além de esportiva.

Os cursos básicos de montanhismo e escalada são de longa duração (entre 2 e 3 meses), oferecidos de acordo com o calendário de cada entidade, com turmas entre 8 e 20 pessoas, e participação dos guias dos clubes, que atuam voluntariamente.

Os sócios dos clubes podem participar de uma série de atividades junto aos guias, incluindo travessias de longa distância, viagens internacionais e escaladas, além de encontros sociais semanais.

Para aquelas pessoas que buscam uma experiência mais personalizada, um curso mais rápido ou com horários flexíveis, a melhor opção é procurar um dos profissionais da AGUIPERJ.

cbm_esportiva

Tem alguma dúvida? Entre em contato com a FEEMERJ, clicando aqui.