Regras de acesso

O montanhismo no Brasil ocorre predominantemente em áreas protegidas e Unidades de Conservação (UCs). A maioria dessas áreas é gerida para usos múltiplos, incluindo conservação da biodiversidade, pesquisa científica, educação ambiental e recreação ao ar livre – montanhismo e escalada.

Tendo consciência da necessidade de interlocução com os órgãos gestores das UCs a FEEMERJ mantém contato estreito com as autoridades responsáveis pela administração dessas unidades.

É fundamental praticar o montanhismo e escalada de forma sustentável, prevalecendo a ética do mínimo impacto e o compromisso com a conservação do meio ambiente.

Veja abaixo as regras para escalar em algumas UCs do Rio:

 

logo_pnsoParque Nacional da Serra dos Órgãos – PNSO

Para escalar o Dedo de Deus, Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora e Cabeça de Peixe, é necessário preencher e assinar o TERMO DE RESPONSABILIDADE, que deverá ser entregue na portaria do parque (sede Teresópolis ou Guapimirim) antes da escalada. O Parque solicita que se dê baixa nesse termo depois da escalada. Ainda não há cobrança nesse setor. Existe uma multa para os escaladores que não preenchem e entregam o termo.

Para as outras escaladas no PARNASO, também é necessário o preenchimento do mesmo TERMO DE RESPONSABILIDADE. Você pode baixá-lo e já levá-lo preenchido ou preencher nas portarias de Teresópolis ou Petrópolis.

Para entrar antes do horário de abertura do parque, 8h, envie o termo por e-mail para atendimento.parnaso@hoperh.com.br e ligue para 21 2642-4072, para confirmar o recebimento do mesmo.

Para dar baixa, você pode ligar para a Portaria de Teresópolis: 21 2152-1111 (discar o 21, mesmo se estiver ligando do Rio) ou passar pela mesma portaria onde foi entregue o termo na entrada.

Veja aqui o Plano de Manejo do PNSO.

 

logo_pniParque Nacional de Itatiaia – PNI

Baixe o TERMO DE RESPONSABILIDADE que é preenchido no Posto Marcão, quando do ingresso no Parque/Planalto. O objetivo é que, sempre que possível, já ser levado preenchido, o que irá agilizar a entrada do grupo. Uma outra orientação do próprio parque é o responsável pelo grupo, também sempre que possível, já recolher o dinheiro do ingresso antes de se dirigir ao Posto e ele mesmo fazer o pagamento total, evitando que cada um do seu grupo se dirija ao caixa para fazer o pagamento.

As regras para reservas de abrigos e campings dentro do parque podem ser vistas clicando aqui.

Veja aqui o Procedimento Para Acesso de Veículos ao Abrigo Rebouças

Veja aqui as Diretrizes para Realização de Travessias.

Se pretende subir as Agulhas Negras e Prateleiras, leia os Procedimentos de Segurança na Ascensão das Agulhas e Prateleiras

Os montanhistas que pretendam abrir novas vias de escalada no Parque Nacional de Itatiaia deverão seguir os procedimentos descritos no documento Normas de visitação específicas para atividades de conquistas e escaladas no PNI.

 

logo_pntParque Nacional da Tijuca – PNT (Regras para a área do Corcovado)

Está proibido o acesso de carros particulares do trecho que vai da portaria das Paineiras até o Corcovado. O PNT disponibiliza o serviço de vans para esse trajeto, mediante o pagamento de uma taxa, que inclui o ingresso ao monumento.

Todo escalador que fizer cume na área do monumento, na parte interna das ‘catracas’, não pagará ingresso.

Para quem subir pela trilha ou a pé pela estrada, é necessário pagar a taxa de entrada no próprio monumento, sem precisar descer até as Paineiras. Os valores podem ser vistos aqui clicando aqui.

 

logo_petpParque Estadual dos Três Picos – PETP

Veja aqui os Resultados do Seminário de Mínimo Impacto em Paredes para o Parque Estadual dos Três Picos – PETP

Baixe aqui o Plano de Manejo do Parque Estadual dos Três Picos – PETP

 

 

logo_pepbParque Estadual da Pedra Branca – PEPB

Clique aqui para ver o Resultados do Seminário de Mínimo Impacto de Paredes para o Parque Estadual da Pedra Branca.

 

 

 

logo_monaMonumento Natural do Pão de Açúcar e Morro da Urca – MONA

Nova regra para acesso ao Morro da Urca através das trilhas

Por motivos operacionais, a partir de 15/02/2016, a descida gratuita de Bondinho do Morro da Urca até a Praia Vermelha para usuários da trilha não estará mais disponível, sendo obrigatória a apresentação do bilhete em qualquer horário.
Uma nova bilheteria está em operação no Morro da Urca, em frente à Estação II, para aquisição de bilhetes para a Praia Vermelha e Pão de Açúcar.
Os valores e horário podem ser vistos clicando aqui.

O trecho entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca continua grátis para os montanhistas que chegam ali.

O portão de acesso à trilha a partir do alto do Morro da Urca fecha às 18h, seguindo o horário de funcionamento do Monumento Natural determinado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Associados à FEEMERJ e Clubes afiliados estão isentos do pagamento mediante a apresentação da carteirinha dentro da validade.

 

Seminário de Mínimo Impacto em Paredes, 2002
Como resultado deste seminário os escaladores criaram, voluntariamente, áreas restritas a conquistas e outras recomendações de mínimo impacto para a escalada na Urca – RJ

1ª Atualização das Diretrizes de Mínimo Impacto para Urca
Dia 11/08/2007 ocorreu na Urca a 1º Atualização das Diretrizes de Mínimo Impacto para Urca, as quais criadas no Seminário da Urca realizado em 2002. 2007.

 

logo_pesetParque Estadual da Serra da Tiririca – PESET

Veja aqui o Resultados do Seminário de Mínimo Impacto de Paredes para o Parque Estadual da Serra da Tiririca

Para a escalada em vias longas, a entrada no parque antes do horário de abertura do portão deve ser previamente autorizada mediante envio de e-mail para educacaoambiental@parqueserradatiririca.org ou falecom@parqueserradatiririca.org

 

logo_pecParque Estadual da Chacrinha

Os escaladores que chegarem a partir das 14 horas no Parque, deverão se registrar junto à administração da UC, com o vigia ou outro funcionário do parque. O registro será feito em um caderno doado pela FEEMERJ, onde o funcionário deverá anotar o nome, identidade, telefone de contato e hora de entrada e saída do escalador.

Esse procedimento visa permitir que os escaladores saiam depois do horário de fechamento do parque (17h). O escalador, na hora da saída, deverá, necessariamente, comunicar-se com o vigia noturno para dar baixa no livro de registro e para que o mesmo abra o portão de saída. Cabe lembrar, ainda, que é proibido fazer fogueira e acampar no Parque.

 

logo_cagarras

Monumento Natural das Ilhas Cagarras

A escalada é liberada em todas as ilhas, Cagarras, Comprida e Redonda, mas o pernoite só é permitido com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Informações podem ser obtidas pelo telefone (021) 2484-8306.

 

 

 

Abaixo estão listados os locais onde é necessário a apresentação de termos de responsabilidade. Baixe o que você necessita, preencha-o e o apresente na entrada dessas propriedades. Se todos colaborarem, seguindo as regras, toda a comunidade sai ganhando com a manutenção do livre acesso.

  • Termo de responsabilidade para acesso aos Dois Irmãos de Jacarepaguá via FioCruz

Para escalar nos Dois Irmãos de Jacarepaguá, baixe aqui e preencha o termo.
Leve-o consigo e deixe-o assinado na portaria da FioCruz.

 

  • Termo de responsabilidade para acesso ao Morro Três Irmãos através da Associação Colinas após às 22h

Para escalar no Morro Três Irmãos após às 22h, baixe aqui e preencha o termo.
Leve-o consigo e deixe-o assinado na portaria da Associação Colinas.

 

  • Termo de responsabilidade para acesso à Falésia da Rio Grande (Morro da Ligação) através do Condomínio Morada do Rio Grande

Para escalar na Falésia da Rio Grande, baixe aqui e preencha o termo.
Leve-o consigo e deixe-o assinado na portaria do Condomínio Morada do Rio Grande.

 

 

Conheça o projeto Acesso às Montanhas
Acesso_as_Montanhas