Ela é tímida, fala pouco quando cercada de pessoas que não conhece. Há quem diga que não é lá muito simpática rs, mas Kika tem um sorriso fácil e o coração gigante. É uma dessas pessoas que revela sua doçura com o tempo. Leva muito a sério o montanhismo e vem fazendo dele seu caminho de vida.
Quem olha para Kika de relance, talvez não tenha noção da força dessa mulher. Kika Bradford é forte, muito forte, e seu caráter e determinação são exemplos disso.
Começou a escalar em 1998 e nunca mais parou: Rio de Janeiro, Patagônia, Estados Unidos…não há limites para ela. Conquistadora de diversas vias pelo Brasil, Kika gosta de desafios: equipamentos móveis, lugares remotos, vias longas… para ela, quanto mais aventura, melhor. Morou nos EUA, onde aprendeu sobre escalada alpina e a esquiar, complementando suas habilidades no montanhismo.
Mas nem só nas montanhas Kika deixou sua marca: foi a primeira presidente mulher da AGUIPERJ – atual ABGM (2005 a 2007), FEEMERJ (2015 a 2016) e CBME (2017 a 2020). Foi também coordenadora do Programa Acesso às montanhas do Brasil e da América Latina (Acceso PanAm), onde atuou incansavelmente para que recuperássemos acessos e não perdêssemos tantos outros. Uma batalha exaustiva que lhe demandou muito tempo, paciência e dedicação. Mesmo morando fora do Brasil, Kika segue atuando pelos acessos no montanhismo como membro da diretoria do Acceso PanAM.
Seu bom humor nunca a impediu de ser dura quando necessário e brigou muito pelo montanhismo brasileiro. Desde a participação em Conselhos e Câmaras Temáticas de Unidades de Conservação, passando pela realização de eventos e campeonatos, e pela difusão da cultura e ética de montanha. Muito do que conquistamos até hoje através do montanhismo organizado, tem os dedinhos da Kika.
Kika Bradford é sem dúvida uma das mulheres mais inspiradoras e comprometidas do montanhismo brasileiro. Seu trabalho e dedicação são referência para todos nós e sua força nos inspira na montanha e fora dela.
Obrigada Kika, por todo trabalho, entusiasmo, coragem e carinho! O montanhismo brasileiro não seria o mesmo sem você!
As fotos dessa homenagem foram gentilmente cedidas por Vanessa Machado, Seblen Montovani e André Neves.