Visando nivelar as informações a respeito de ‘fake news’ envolvendo evento apoiado pela ABEE, a FEMERJ esclarece:
1) Houve uma solicitação da organização do referido evento para receber o apoio da FEMERJ, que concordou em apoiar.
2) Após reuniões, trocas de ideias e alinhamento sobre como o apoio poderia ser realizado, a FEMERJ foi informada pela organização que a ABEE havia imposto a omissão da Federação como apoiadora.
3) Ao informar às entidades filiadas sobre o ocorrido, estas solicitaram à diretoria da FEMERJ uma reunião com o intuito de entender o contexto da situação e do histórico da atuação da ABEE contra a Federação.
4) A reunião ocorreu com a participação da quase totalidade das entidades filiadas, onde foram niveladas as informações para os representantes das entidades.
5) As entidades optaram então por não vincularem sua imagem ao evento, considerando o histórico das atuações da ABEE, observando o caráter de liberdade e autonomia que sempre pontuou a participação das entidades sob o formato de federação.
6) Acreditamos que a divulgação da nota com falsas notícias ocorreu pelo fato do emissor não possuir o contexto da situação.
7) Para entender o acontecido foi realizado o contato com o emissor da mensagem, que reconheceu o equivoco na forma como procedeu a divulgação, situação que, infelizmente, acaba sendo comum nesses tempos frenéticos de redes sociais.
Mais informações sobre o montanhismo podem ser obtidas no site, mídias sociais da FEMERJ e entidades filiadas.