Situação da Reforma da Via CEPI

A reforma da via CEPI começou em 21/02/2016 e está em andamento, sendo conduzida por escaladores voluntários. Até o momento foram realizadas as seguintes ações:

1) Instalação do novo cabo de aço e novas ancoragens para o cabo no trecho entre o cume e a grutinha do final da via dos Italianos;
2) Remoção do cabo velho no trecho entre o cume e a grutinha do final da via dos Italianos;
3) Remoção de diversas proteções fixas antigas no trecho entre o cume e a grutinha do final da via dos Italianos;
4) Remoção do cabo e proteções fixas antigas na primeira horizontal da via, depois do artificial fixo;
5) Colocação de 3 placas de alerta – via em manutenção e sem condições de ser escalada, nos seguintes locais: cume, grutinha do final da via dos Italianos e na base.

noticia_cepi
Importante destacar que a via ainda não se encontra em condições de ser escalada, em nenhum dos seus trechos. No trecho com cabo novo ainda falta a instalação de ancoragens para proteção da ascensão por corda, e no trecho abaixo da gruta, como é de conhecimento geral, as condições do cabo antigo são precárias e com segmentos interrompidos.

Conforme definido nas reuniões abertas com a comunidade de escaladores, a via está sendo equipada para ser escalada utilizando a técnica de ascensão por corda, como tradicionalmente é feito em uma escalada livre. A ascensão de via ferrata somente com o uso de solteiras e mosquetões não é uma técnica recomendada.

A reforma da Via CEPI está sendo realizada com material doado pela Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar – CCAPA (Cabos, clips, sapatilhas e adesivos) e pela FEMERJ (ancoragens e brocas), no âmbito do Programa de Incentivo ao Manejo de Trilhas e Vias de Escalada (FEMERJ).

Além da decisiva disponibilidade do material, é graças ao empenho dos escaladores voluntários (até o momento, 12 escaladores voluntários já participaram diretamente da reforma) e dos diferentes apoios recebidos que o trabalho tem se desenvolvido, entre eles da A5 Escalada pela disponibilização do ferramental, e da CCAPA pelo forte apoio logístico.