Decreto Municipal reconhece a Trilha Transcarioca

Em 06/06/2017, o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro assinou o Decreto Municipal reconhece e denomina a Trilha Transcarioca em uma cerimônia no Morro da Urca.

Essa é uma grande conquista para o montanhismo carioca, que tem a sua tradição na Cidade destacada no Decreto. A Trilha Transcarioca, com seus 180 km cruzando a Cidade de Guaratiba à Urca, é também um importante marco que transcende os limites municipais e engrandece o montanhismo brasileiro.

Além de ser uma opção de recreação nas unidades de conservação carioca, a Trilha Transcarioca é um exemplo de mobilização da sociedade civil em prol da conservação ambiental através da dedicação de muitos voluntários para ajudar a planejar, implementar e manter a Trilha nesses 180 km.

Ela também oferece a oportunidade de pessoas de diversos perfis e níveis de experiência de visitarem as unidades de conservação permitindo o desenvolvimento da conexão emocional das pessoas com as áreas naturais, formando agentes da conservação e solidificando o entendimento de que visitação e conservação andam paralelas.

A Trilha Transcarioca é fruto da dedicação de muitos montanhistas para montanhistas e o púlico geral da Cidade. A atuação dos clubes é marcante: o Centro Excursionista Brasileiro (Ceb), o Centro Excursionista Guanabara (Ceg), o Clube Excursionista Carioca (Cec) e o Clube Excursionista Light (Cel) adotam trechos da Trilha Transcarioca e a Femerj oferece sua estrutura administrativa, contábil e jurídica para o Movimento Trilha Transcarioca e atua na Comissão do Movimento da Trilha Transcarioca.

Participaram da mesa da solenidade o Prefeito da da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, a Secretária de Planejamento e Gestão Governamenta, Aspásia Camargo, o Secretário de Conservação e Meio Ambiente, Eng. RubensTeixeira, Susecretário de Meio Ambinete, Justino Neto, Diretor Geral da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Guiherme Marques e o Coordenador Geral do Movimento Trilha Transcarioca, Horácio Ragguci (que é também o Vice-Presidente da Femerj).

Leia abaixo o Decreto

[dg attachment_pg=”false” paginate=”true” ids=”1858″]