FEMERJ: Há 20 anos, praticando o montanhismo ético e de mínimo impacto

Aos olhos dos mais jovens, pode parecer uma eternidade. Aos mais “experientes”, é como se fosse ontem. Mas independente do ponto de vista, pode-se afirmar que foram anos intensos, repletos de desafios, com muita luta para representar o montanhismo fluminense de forma ética e consciente.

“Nascida” do antigo Fórum Interclubes, a Federação de Esporte de Montanha do Estado do Rio de Janeiro já surgiu com tarefas complexas, tais quais a padronização da graduação de escaladas Brasileira, a normatização dos cursos ministrados pelos clubes federados, a luta pelo Direito Autoral, dentre tantas outras.

Ao longo de sua existência, criou grupos de trabalho para os mais diversos temas, como os de Segurança e Técnica em Escalada e Montanha, Manejo de áreas Naturais, Classificação de Trilhas, Vias Ferratas etc. Foi atuante, colaborando com a elaboração de planos de manejo, bem como batalhou pelo acesso dos montanhistas a inúmeras áreas naturais. Realizou a aquisição de equipamentos e proteções, também participando ativamente na manutenção de vias de escalada e trilhas. Hoje em dia, está inserida em diversos conselhos e câmaras técnicas, em diferentes Unidades de Conservação. Possui parceria técnica com entidades estratégicas, como por exemplo, os bombeiros e o INEA.

E o mais impressionante desta história, é o fato de todo o trabalho ter por fundamento, o caráter voluntário, no qual seus apoiadores depositam seu tempo, esforço e conhecimento, em prol do nosso maior tesouro: a natureza!

Seria complicado resumir estes 20 anos em poucas linhas, sobretudo, considerando todos os parceiros que colaboraram (e ainda colaboram) pelo sucesso da Federação. Além dos diretores, a FEMERJ é composta por milhares de pessoas, na forma dos 10 clubes filiados (CEB, CEC, CEF, CEG, CEL, CNM, CEP, CERJ, CET e GEAN), a Associação de Guias Profissionais (AGUIPERJ) e inúmeros parceiros, montanhistas ou não, que têm colaborado de forma incansável para o sucesso do esporte.

Fica aqui o meu mais sincero agradecimento, a cada pessoa que nos apoiou, continua apoiando, ou que um dia nos apoiará. Cada um de vocês, mesmo os que acham que ajudaram só um pouquinho, podem ter certeza de que fizeram uma diferença enorme!

Vida longa à FEMERJ!

Pedro Bugim

Presidente FEMERJ

28/08/2020