FEMERJ no Dia da Montanha Limpa

Atendendo ao pedido do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Paisagem Carioca, a FEMERJ convocou escaladores, que participaram no dia 15 de setembro, de um mutirão de retirada de espécies botânicas exóticas invasoras, no Morro do Leme, com foco principalmente nos agaves (Agave americana). Esta ação fez parte do calendário da CBME pelo Dia da Montanha Limpa.

O mutirão foi comemorativo aos 30 anos do Projeto de Reflorestamento e Conservação Ambiental do Morro do Leme completados agora em setembro (1987-2017). Esta ação foi programada, devido a algumas plantas que não fazem parte daquele ecossistema (exóticas), se propagarem ameaçando as espécies naturais do local, como a grande bromélia Alcantarea glaziouana.  Os escaladores trabalharam na encosta noroeste, abaixo da bandeira do Brasil, conseguindo retirar alguns enormes agaves, dentre dezenas que lá ocorrem. Foi uma ação teste, por ser um trabalho difícil, devido à forte fixação da espécie à rocha e também por causa do seu peso e tamanho.

A FEMERJ agradece a participação dos escaladores Rosimar Neves, Valdir Silveira, Cynthia de Oliveira, Daniele Langkjer (todos do CEB) e Flávio Carneiro (Aguiperj / Centro de Escalada Limite Vertical).

Também participaram deste mutirão a Cooperativa de Reflorestadores da Babilônia (CoopBabilônia), o Grupamento de Resgate e Montanha do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a Comlurb, o Horto Carlos de Toledo Rizzini, o CEP/Forte Duque de Caxias do Exército Brasileiro, e a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma).