Homenagem ao Santiago

Montanhistas,

Às vezes, vida nos prega peças. Hoje recebemos, com muito pesar, a notícia do falecimento de Edson Santiago.

Santiago era uma daquelas pessoas incansáveis na luta pelas montanhas. Foi Presidente do clube GEAN, Conselheiro da FEMERJ no Parque Nacional de Itatiaia (PNI), no Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) e no Mosaico da Mantiqueira. Ocupa um papel importante na história da FEMERJ pelos mais de dez anos de dedicação e empenho em prol do Parque Nacional de Itatiaia e de melhores condições para a prática do montanhismo na região.

Foram anos de extremo empenho, como na luta pela reabertura de diversas trilhas e travessias, questões onde teve participação decisiva. Mais recentemente estava envolvido nas questões da elaboração do Plano de Manejo do PEPS, participando do grupo da FEMERJ que trabalha para evitar que cerca de 90% do Parque Estadual da Pedra Selada seja fechado à visitação.

O seu desempenho frente a Coordenação da Camara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo (CTME) do PNI fez com fosse considerado um exemplo de conselheiro, tanto para o Parque, como a comunidade Montanhista que representa. Na 1ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM 2012), em comemoração aos 100 anos de montanhismo no Brasil, Santiago foi convidado a apresentar as conquistas para o montanhismo no PNI, como a reabertura das travessias, durante o 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo, na Mesa Acesso Brasil – Estudo de Caso e Estratégias.

santiago

Era um exemplo de altruísmo e dedicação a organização do montanhismo e conservação das montanhas. Por toda sua dedicação junto ao Gean, montanhismo do PNI, e mais recentemente do Parque Estadual da Pedra Selada, Santiago ocupa um papel importante na história da Femerj. Seu legado para o montanhismo fluminense foi imenso, principalmente na área de Resende e arredores e só temos a agradecer.

A Femerj envia os mais sinceros pêsames aos familiares e amigos.