Manifesto

Ao longo de toda sua existência a FEMERJ trabalha ativa e continuamente pelo desenvolvimento do montanhismo e pela proteção das áreas naturais. Muito deste trabalho vem sendo realizado através de parcerias com as instituições que formulam e fomentam as políticas públicas em prol da preservação e defesa ambientais, tanto no âmbito estadual quanto federal.

Nesse momento em que a possibilidade de rebaixamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) é aventada, nos causa preocupação, devido a importância da agenda ambiental para as montanhas, para a vida humana, e para o próprio planeta.

A FEMERJ destaca a importância da manutenção do meio ambiente no primeiro escalão de governo, como fundamental para a conservação ambiental brasileira.

Da mesma forma, devido a mudança de governo, vem manifestar seu posicionamento com relação aos seguintes pontos: (1) contrário a qualquer possibilidade de rebaixamento do status das instituições responsáveis pela área ambiental, em qualquer das esferas de governo (federal ou estadual); e (2) que os cargos técnicos sejam ocupados por profissionais comprovadamente capacitados, de preferência das próprias instituições.

A FEMERJ ressalta que a luta pela conservação ambiental é contínua e, independentemente do cenário político, deve ser mantida e convida à todos os interessados na temática de conservação ambiental e vivência em áreas naturais a participar das ações e discussões promovidas pela FEMERJ.

Ressaltamos ainda que a FEMERJ é uma organização apartidária, sem fins lucrativos que funciona exclusivamente através de trabalho voluntário.

Nos vemos nas montanhas!