No início de 2024, impulsionada pelo brutal assassinato de Julieta Hernandez e pelos dados e relatos obtidos pela pesquisa independente sobre assédio no montanhismo realizada pela psicóloga Giovanna Vicentini, a FEEMERJ organizou a roda de conversa “Mulheres e Montanhas: diálogos sobre autonomia, segurança e liberdade“, realizada no Centro Excursionista Guanabara.
Durante a roda, diversos relatos, experiências e temores foram compartilhados evidenciando a necessidade de falar sobre o assunto.
Depois da roda, a organização do evento se converteu no GT Mulheres com duas linhas de ação principais: promover o debate e criar documentos que auxiliem a minimizar o assédio e a importunação sexual no montanhismo, criando um ambiente mais seguro para todas as pessoas.
Foi organizada então, a segunda roda de conversa, durante o Rio Nas Montanhas: “Escalando a igualdade: desafios e segurança das mulheres no montanhismo“.
Agora, apresentamos o documento que visa auxiliar, na prática, guias e praticantes de montanhismo a minimizar as situações de assédio e importunação sexual no montanhismo .
Sabemos que temos um longo caminho pela frente e que a mudança de comportamento precisa ser acompanhada de mudanças de mentalidade. Acreditamos também que pequenos passos podem ser fundamentais nesse processo.
Consideramos que a comunicação clara e informação são fundamentais neste processo.
O documento está disponível em nossa Biblioteca e diretamente aqui.