Roda de Conversa – Mulheres e Montanhas

Impulsionada pelo assassinato brutal de Julieta Hernadez (cicloviajante, palhaça, bonequeira e artista de rua) e pelos dados e relatos obtidos através da pesquisa independente sobre assédio no montanhismo, a FEEMERJ convida homens e mulheres para participar de uma roda de conversa onde refletiremos sobre formas de reduzir incidentes de violação e desrespeito às mulheres e construirmos soluções para que mulheres estejam mais seguras em ambientes de montanha e, consequentemente, na sociedade.

A mediadora desta conversa será Giovanna Vicentini – psicóloga clínica e palestrante implicada no estudo da subjetividade humana. Em 2023, conduziu uma pesquisa independente sobre casos de assédio no ambiente de montanhismo, destacando questões relacionadas aos processos de cultura e gênero. As convidadas que conduzirão esta conversa ao lado de Giovanna são:

Glauce Ibraim – carioca, geóloga e escaladora. Primeira mulher negra-latinoamericana a encadenar uma via de décimo grau. Utiliza a escalada como ferramenta de transformação social, além de trabalhar com mentoria para que mais mulheres se empoderem no esporte e fora dele.

Samara Nunes – 29 anos, de Nova iguaçu, baixada fluminense. Formada em nutrição, em 2020 se aproximou do montanhismo, através de trilhas. Foi assim que, 1 ano depois, conheceu e se apaixonou pela escalada, começando a trabalhar como guia e instrutora de escalada em 2023.

Susi Saito – Escritora, podcaster, viajante, cicloviajante e entusiasta do cicloturismo.
Criadora e articuladora do movimento “Mulheres Cicloviajantes”, para conectar mulheres ligadas à bicicleta para compartilhar experiências e conhecimentos, inspirando umas às outras.

Esperamos vocês, dia 16 de abril de 2024, as 18:30, no CEG ( R. Washington Luís, 9 , Cobertura – Centro – RJ) para trocarmos experiências, ouvir relatos e refletirmos sobre atitudes que podem ajudam a construir uma nova realidade para as mulheres montanhistas e praticantes de esportes ao ar livre.

Esta roda de conversa conta com o apoio do CEG, Evolução e Deuter.

Até terça!!