Seja um Voluntário do Parque Nacional da Tijuca

O Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca tem 5 linhas de ação: atividades semanais, mutirões mensais, voluntariado de longa duração, adoção de trilhas ou recantos e voluntariado de orientação de visitantes (informações sobre as demais modalidades no site do parque: http://www.parquedatijuca.com.br/#voluntariov2)

A modalidade voluntariado de orientação de visitantes, para qual estamos agora buscando participantes trata-se de uma modalidade do Programa na qual voluntários atuam em áreas de visitação intensiva (como a Pedra da Gávea e Pedra Bonita) recebendo e orientando visitantes.

A atuação será expandida agora para outras áreas, como o Corcovado, Parque Lage, Cachoeiras do Horto e Vista Chinesa).
O grupo tem desenvolvido um ótimo trabalho em prol da conservação e melhoria da visitação do Parque, passando orientações para os visitantes sobre segurança na montanha, procedimentos de mínimo impacto em ambientes naturais, normas do Parque etc, com o objetivo de diminuir lixo/sujeira, coibir o pernoite, fogo, a presença de animais domésticos e outros problemas.

Os voluntários desse grupo são capacitados permanentemente, com treinamentos sobre diversos assuntos (como segurança na montanha, mínimo impacto em ambientes naturais, teatro, manejo de trilhas, equipamentos e técnicas de montanhismo etc).

Dia 26/09, segunda-feira, teremos mais uma reunião e treinamento. Nessa oportunidade iremos receber novos interessados em participar do grupo. O trabalho voluntário consiste em atuar 1 manhã por mês, no período de 08h às 12h, junto com outro participante. As atuações são sempre aos finais de semana e feriados e cada voluntário poderá escolher a data em que quer participar. A data de atuação é portanto de livre escolha e com flexibilidade.

O treinamento no dia 26/09 será sobre técnicas de teatro do oprimido que ajudam enormemente na abordagem de grupos e um melhor desempenho em situações de conflito.

http://ctorio.org.br/novosi…/arvore-do-to/teatro-do-oprimido

Venha conhecer sem compromisso esse projeto e quem sabe participar e contribuir com a conservação e melhoria da visitação da Floresta da Tijuca!

Caso goste da proposta e deseje se integrar ao grupo será muito bem vindo!

voluntario_pnt

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO PNT:

REUNIÃO E TREINAMENTO PARA GRUPO DE VOLUNTARIADO

MODALIDADE ORIENTAÇÃO DE VISITANTES: ABERTURA DE NOVAS VAGAS!

VAGAS LIMITADAS!

INSCRIÇÃO PARA ESSA ATIVIDADE: Pelo link http://www.actarj.org.br/voluntario ou por email para voluntariadoparquedatijuca@gmail.com  

DATA: 26/09, segunda feira, de 19h as 21h
LOCAL: Cavalariças do Parque Lage, Rua Jardim Botânico 414.