A montanha não é letreiro

Na segunda-feira (16/11/20), a Disney vai utilizar as paredes rochosas do Pão de Açúcar para projetar um filme publicitário, que além de incomodar a biota local, causará poluição visual no Monumento Natural do Pão de Açúcar, tombado como patrimônio mundial da humanidade.

Esta agressão abre um precedente para transformar as montanhas da cidade em letreiros publicitários.

A Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (Bondinho) esclarece que não tem qualquer envolvimento com o evento, e divulgou a nota abaixo.

“O Bondinho do Pão de Açúcar informa e reforça que não tem qualquer ingerência sobre projeções de marcas nos morros do parque, tanto no Morro da Urca como do Pão de Açúcar. Não são de competência do Bondinho do Pão de Açúcar e sim são tratadas e autorizadas pelos órgãos competentes da Prefeitura do RJ.”

A autorização para o evento foi concedida pela Gerência de Unidades de Conservação Ambiental da SMAC, apesar da manifestação contrária da gestão da unidade.

O Conselho Gestor da unidade não foi consultado no processo e se posiciona firmemente contra eventos que utilizem o Pão de Açúcar como letreiro publicitário.

Apesar de o Pão de Açúcar ser protegido por um tombamento federal e integrar o sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO ( Paisagem Cultural Urbana) , o IPHAN também não chegou a ser consultado.

Destacamos que a SMAC, em oportunidades anteriores, emitiu parecer técnico contrário a realização de eventos semelhantes.

Na fotografia o teste realizado no Monumento Natural do Pão de Açúcar.