Acesso a escaladas nos Dois Irmãos do Leblon ameaçado

Está em fase final de elaboração o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Penhasco dos Dois Irmãos, no Rio de Janeiro. Na atual proposta do plano, somente é permitida a visitação a cerca de 14% da área do parque, comprometendo o acesso a diversas vias de escaladas.

Apesar das escaladas não estarem incluídas dentro do limite do parque, o acesso para as faces leste, nordeste e norte do Irmão Menor e para algumas vias da face leste, nordeste e norte do Irmão Maior é realizado pelo parque. Isso inclui todas as vias desde a Vera Regina até a Paulista (excluindo essa última) no Irmão Menor, além da clássica Baden Powell, o acesso mais curto a Patrick White e vias nova ao redor no Irmão Maior. Um total de ameaça a 26 vias e variantes nos Dois Irmãos.

Além disso, segundo essa versão do plano, será necessário agendar previamente para escalar, sobrecarregando de burocracia tanto a gestão do parque, como os visitantes. Por fim, quase 50% do parque está classificado como Zona de Preservação (onde a visitação é proibida), o que é um contrassenso com o próprio conceito de “parque”, que deve ser dedicado também à recreação ao ar livre.

A Femerj em parceria com o Acceso PanAm está apresentando uma proposta de revisão e está em negociação com a Gerência de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (RJ), que se mostra receptiva e aberta ao diálogo.