Alertas e Recomendações para o Pico Menor e Médio e Caixa de Fósforo

Localizados no Parque Estadual dos Três Picos, a via normal do Pico Menor e Médio e a trilha técnica da Caixa de Fósforo estarão em manutenção a partir do dia 27/07/2019. A FEMERJ está atualizando e divulgando os alertas e recomendações elaborados em parceria com o INEA.

Novas recomendações podem ser estabelecidas conforme indiquem os monitoramentos realizados.

 

 

  1. Recomendações gerais
  • Não confie em cordas fixas deixadas na parede! Não conte com a presença das cordas fixas para sua subida ou descida da montanha. Nunca abandone cordas fixas nas ancoragens ou em árvores. Qualquer corda fixa será removida. Guia de escalada, ajude na segurança removendo cordas fixas deixadas por outros.
  • Não se apoie ou pise na vegetação às margens da trilha.
  • Evite ir a esses picos em dias de chuvas, ou em quando o solo ainda estiver muito encharcado.
  • Não abra ou use atalhos.
  • As excursões devem ser formadas por grupos pequenos, de até 8 pessoas.
  • Não é permitido acampar no cume.

 

  1. Recomendações para o Pico Menor e Médio
  • A Via Normal do Pico Médio e Menor é uma escalada com lances de até 2º grau.
  • Como escalada é importante estar atento aos seguintes requisitos:
    1. Ter experiência e conhecimento em técnicas de escalada. Caso não possua experiência, esteja acompanhado de um guia de escalada ou um escalador experiente, observando a proporção de um guia de escalada para cada 3 participantes inexperientes, no máximo.
    2. Estar equipado com material de escalada, como: cadeirinha, corda, mosquetões, fitas, aparelhos de asseguramento e descida, mochila e calçado adequados.
    3. Estar física e psicologicamente preparado para realizar uma atividade de no mínimo 6h, com mais de 900m de desnível, passando por lances técnicos e expostos.

 

  1. Recomendações para Caixa de Fósforo
  • A Caixa de Fósforo é uma trilha técnica que apesenta passagens com estruturas de via ferrata e trechos de escalada de até 2º grau.
  • Como trilha técnica é importante estar atento aos seguintes requisitos:
    1. Ter experiência e conhecimento em técnicas de escalada. Caso não possua experiência, esteja acompanhado de um guia de escalada ou um escalador experiente, observando a proporção de um guia de escalada para cada 6 participantes inexperientes, no máximo.
    2. Estar equipado com material de escalada, como: cadeirinha, corda, mosquetões, fitas, aparelhos de asseguramento e descida, mochila e calçado adequados.
    3. Estar física e psicologicamente preparado para realizar uma atividade de no mínimo 3h, com mais de 200m de desnível, passando por lances técnicos e expostos.