Aviso! Acesso as escalada do Dedo de Deus – trecho com cabos de aço

No trecho ainda em reforma do acesso para as escaladas do Dedo de Deus, aonde ocorreu a depredação do cabo de aço em 2016, algumas chapeletas apresentaram as porcas frouxas e portanto necessitavam ser reapertadas.

Escaladores voluntários se mobilizaram para realizar a manutenção hoje, 31/01/17. O mesmo já foi concluído.

Os trabalhos de reforma da via ferrata do Dedo de Deus estão em andamento, tendo como ponto crítico o aporte de recursos materiais, que estão sendo viabilizados com algumas parcerias. Os trechos que foram vandalizados em janeiro de 2016, com a retirada de aproximadamente 70 metros de cabo, e alguns trechos críticos foram os primeiros a serem trabalhados.
Nos trechos críticos, alguns cabos em estado comprometedor foram retirados, enquanto que os trechos vandalizados estão sendo reequipados de acordo com as definições estabelecidas pela comunidade no Encontro sobre Via Ferrata: Cabo de Aços do Dedo de Deus, realizado em 19/03/2016 no auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A reforma está sendo realizada por voluntários em toda a extensão dos trajetos de acesso às escaladas do Dedo – via Leste e Teixeira, e Dedinho, e observam as definições do documento FEMERJ Nº DMI-2016/01, sobre as Diretrizes de Mínimo Impacto para o Dedo de Deus. Destaca-se que a reforma ainda está em andamento e ajustes ainda serão realizados em
todos os trechos.

Veja outras notícias sobre esse trabalho de recuperação aqui.