Desplacamento na Face Noroeste do Morro São João (Botafogo)

No início do mês de março de 2017, após uma sequência de fortes chuvas, foi observado um grande desplacamento no setor “Escada dos Escravos”, na Face Noroeste do Morro São João (Botafogo / RJ), afetando duas vias já estabelecidas na região. O início das vias “Taca Laca na Geni” e “Sobrevivi” foi completamente desmoronado, levando inclusive o primeiro grampo de ½ à base.

De fato, a quantidade de lacas desprendida foi impressionante, alterando drasticamente uma parte da parede e da base. Entretanto, a mudança não foi tão negativa, haja vista que foi possível recuperar as vias afetadas, além de ter permitido a conquista de uma nova via, onde antes, havia uma laca instável que não permitia escaladas por ali.

1) A via “Sobrevivi” (2° IVsup E2 – 110m) foi a mais afetada, tendo seu início completamente desfigurado. O primeiro grampo da mesma, agora jaz na altura do chão. Seu segundo grampo passou a ser efetivamente o primeiro grampo útil, agora em um enorme bloco de pedra que assentou firmemente ao solo. A saída da via segue por cima deste bloco e segue por um lance mais delicado que o antigo crux (passou de IV para IVsup) e um grampo foi adicionado neste ponto. O resto da via permanece igual.

2) A via “Taca Laca na Geni” (IV E2 – 25m – Móvel) que anteriormente compartilhava dois grampos em sua saída com a via “Sobrevivi”, agora é feita inteiramente em móvel. Sua fenda aumentou de cerca de 10 para 20 metros de extensão, iniciando agora mais à esquerda da base da “Sobrevivi”.

3) Com a queda da laca, foi possível conquistar a via “Pedra Sobre Pedra” (VIIb E1 – 25m), imediatamente acima dos escombros assentados na base, entre as vias “Sobrevivi” e a “WTF”.

O trabalho de recuperação das vias foi realizado ainda no final de março de 2017, por Pedro Bugim e Laura Petroni. Aconselha-se cautela ao escalar a via “Taca Laca na Geni” por conta de agarras que ainda estão por quebrar, e ao caminhar na base dessas duas vias, por ainda possuir blocos de pedra em assentamento.

Parede com a linha das vias: http://www.grupounicad.com.br/pedro/sao_joao/Sao_Joao_Escravos_Parede.jpg
Croquis: http://www.grupounicad.com.br/pedro/sao_joao/Sao_Joao_Escravos_Croqui.jpg
Trilhas: http://www.grupounicad.com.br/pedro/sao_joao/Sao_Joao_Trilha.jpg