Manutenção do acesso histórico aos Dois Irmãos

A mobilização em prol da manutenção da visitação do Parque Dois Irmãos atingiu seu objetivo com vitória na votação ocorrida ontem (13.11.2018), em reunião do conselho consultivo, com a presença de mais de 40 pessoas.

Os acessos às trilhas, vias de escalada seguem liberados.

A  prática dos esportes de montanha (caminhada, escalada e highline) e turismo de aventura nessas emblemáticas montanhas continuam permitidas.

Obrigada à  todos os montanhistas que participaram dessa importante mobilização.

Obrigado aos parceiros que foram dar seu depoimento sobre gestão de unidades de conservação, como: Parque Nacional da Tijuca, MONA Pão de Açúcar e Mosaico Carioca.

Obrigado a todas as instituições ligadas às atividades ao ar livre que manifestaram apoio ao acesso à visitação em parques: Avistar, ACTA, ABETA, AFNatura.

Obrigado a todas as entidades de montanha que manifestram apoio à causa: ACESSOPANAM, CBME, AGUIPERJ, CEU, CMV, CEB, CEC, CEF, CEC, CEG, CEL, CEP, CERJ, CET, CNM E GEAN.

Reconhecemos o mérito da gerência de unidade de conservação ambiental (GUCA) em manter o diálogo aberto durante todo o processo.

 

Resultado da reunião:

A votação foi realizada em dois estágios:

1) Foi votada a versão proposta pela empresa consultora do plano de manejo, que vetava o acesso à parede, e ao irmão maior – esta proposta foi rejeitada por unanimidade dos conselheiros presentes, sendo uma abstenção.

2) Foram votadas as duas alternativas de revisão apresentadas pela Femerj – ambas contemplando a possibilidade  de visitação na zona de conservação, que era proibida na versão do plano da empresa  consultora – sendo a proposta vencedora a que cria um corredor na zona de preservação, possibilitando o acesso à parede e ao Irmão Maior, onde se desenvolve a trilha atual.

A FEMERJ continuará acompanhando o processo até a publicação do Plano de Manejo. 

Nos vemos nas montanhas!