Reforma na via ferrata do Dedo de Deus em andamento

Estão em andamento os trabalhos de reforma da via ferrata do Dedo de Deus. Os trechos que foram vandalizados em janeiro, com a retirada de aproximadamente 70 metros de cabo, e alguns trechos críticos foram os primeiros a serem trabalhados. Nos trechos críticos, alguns cabos em estado comprometedor foram retirados, enquanto que os trechos vandalizados estão sendo reequipados de acordo com as definições estabelecidas pela comunidade no Encontro sobre Via Ferrata: Cabo de Aços do Dedo de Deus, realizado em 19/03/2016 no auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

DedodeDeusCom esta reforma, a escalada se inicia com um trecho em artificial fixo, seguida por cabo de aço com ancoragens laterais para costura da corda, chegando a um trecho de escalada em livre que percorre uma canaleta em diagonal até a próxima sequência de cabos, também com ancoragens laterais. Reforça-se que a técnica de segurança utilizada para a ascensão deve ser através do uso de corda e costuras, como escalada em livre. A reforma está em estado adiantado, mas ainda são necessários diversos ajustes nesses trechos.

A reforma será realizada por voluntários em toda a extensão dos trajetos de acesso às escaladas do Dedo – via Leste e Teixeira, e Dedinho, e observam as definições do documento FEMERJ Nº DMI-2016/01, sobre as Diretrizes de Mínimo Impacto para o Dedo de Deus. Destaca-se que a reforma ainda está em andamento e ajustes ainda serão realizados em todos os trechos.