Resultado da oficina de mínimo impacto de rapel no MoNa Pão de Açúcar

No dia 23 de julho foi realizada a Oficina de mínimo impacto de rapel no MoNa Pão de Açúcar, com 44 participantes, entre montanhistas, representantes de empresas de turismo de aventura e representantes da FEMERJ, AGUIPERJ, ACTA, MoNa e UNIRIO.

O evento foi iniciado com apresentações sobre questões técnicas e legais aplicáveis ao MoNa, veja aqui a programação.

Demonstrou-se que, embora seja atualmente proibido no MoNa, o rapel exclusivo comercial poderia ser autorizado no futuro, a depender da conscientização e do comprometimento dos envolvidos quanto às boas práticas e às regras aplicáveis ao local.

noticia_rapel3

Na segunda parte do evento, foi realizada uma oficina com a divisão dos participantes em diversos grupos, que abordaram os seguintes temas: interação entre as atividades de rapel e escalada, mínimo impacto, segurança no rapel e capacitação, comercialização da atividade e divulgação das boas práticas.

noticia_rapel2

Como resultado da Oficina, foi criado um GT que irá aprofundar as questões debatidas na Oficina e, entre outras ações, irá criar documentos de referência como ‘boas práticas’ e ‘diretrizes de mínimo impacto’, voltados para o rapel exclusivo comercial no MoNa.

Em breve será disponibilizado o resultado completo da Oficina. Veja algumas das apresentações:
[dg attachment_pg=”false” paginate=”true” ids=”1568,1569,1570,1571″]

noticia_rapel