Novidades na reforma da Via CEPI

Os trabalhos estão quase finalizados e, nessa última investida, envolveram:

a) colocação de cabo de aço novo em toda extensão da via, com instalação de ancoragens e outros equipamentos de fixação novos (alguns poucos trechos receberão ancoragens adicionais);

b) colocação de proteções fixas ao longo de toda a linha de cabo de aço, para a costura da corda de segurança, padrão E1/E2 (alguns poucos trechos receberão proteções intermediárias);

c) Instalação de paradas duplas (falta duplicar uma das paradas);

d) Remoção de todo o cabo e ferragens antigas;

e) Retirada parcial de grampos antigos.

noticia_cepi

Alguns trabalhos ainda estão sendo realizados envolvem: a duplicação de uma das paradas; completar a retirada dos grampos antigos ao longo da via; a colocação de ancoragens intermediárias, colocação de proteções intermediárias, acabamento no terminal do cabo inferior (ponta do cabo); transporte da sobra do cabo novo e cabos antigos.

Reforçamos que a via foi equipada para ser realizada utilizando segurança com corda, como em uma via de escalada livre. Para isto foram colocadas proteções fixas ao longo de toda a linha de cabo de aço, para que seja costurada a corda de segurança. Não recomendamos o uso de solteiras com mosquetão ou kit absorvedor de energia como técnica exclusiva de segurança, sendo necessário o uso da corda, costuras e asseguradores para um efetivo sistema de segurança na via.

Se você encontrou dificuldade em compreender o alerta sobre o estado da via ou os termos do comunicado acima, recomendamos que considere não escalar a via CEPI.